Emoções da mãe afetam o bebê?

Pregnant woman looking away in a balcony

Você já sabe que se exercitar, meditar e ter uma alimentação natural trazem benefícios incríveis durante a gravidez. Mas o estado de espírito da gestante também interfere positiva ou negativamente após o nascimento do bebê.

Gravidez e emoções têm uma relação direta. Essa premissa vem ganhando força nas últimas décadas, chamando, consequentemente, a atenção de cientistas, que vêm pesquisando mais e mais sobre o assunto.

Grupos de estudo com futuras mamães de diversas faixas etárias demonstraram, por exemplo, que brigas constantes entre um casal durante a gravidez fez com que o bebê não gostasse de ouvir a voz do pai, se irritando ao ouvi-la.

Outras situações de estresse também podem afetar negativamente o feto, pois a mãe libera altos níveis de hormônios como adrenalina e cortisol. Se isso persistir por muito tempo, traz prejuízos ainda maiores.

A adrenalina, por exemplo, pode diminuir o fluxo sanguíneo na placenta, interferindo no crescimento da criança. No início da gestação, pode até provocar um aborto espontâneo. O cortisol, por sua vez, altera o nível de progesterona, indispensável para a manutenção da gravidez.

Logo, se você está tentando engravidar e não consegue, pode ser que tenha andado um pouco ansiosa ou estressada.

As emoções, inclusive, podem explicar uma diferença grande de personalidade entre irmãos. O estado de espírito da mãe pode gerar filhos tímidos ou extrovertidos, calmos ou nervosos. Esses comportamentos podem ser observados ainda na infância, e não estamos falando de filhos de pais diferentes: as particularidades são evidentes em crianças de mesmo pai e mãe.

Viu como uma gestação saudável não depende apenas dos seus cuidados com o corpo? O seu estado de espírito pode determinar o comportamento, saúde e autoestima de seu filho. Portanto, não descuide de sua mente! Lembre-se que benefícios não serão somente seus.

E lembre-se dessa frase do Dalai Lama: “A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito”

Texto extraído do site Baby Buda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s