Longevidade Saudável

o-HAPPY-WOMAN-facebook

Você sabe o que é Longevidade Saudável e o que precisa fazer para garantir a sua?

Os brasileiros estão vivendo 30 anos a mais que o que viviam em 1940. Naquele ano, a expectativa de vida era de 45,5 anos. Para os nascidos em 2016, a esperança de vida deu um salto para 75,8 anos, segundo dados do IBGE.

Porém, mais que ter mais anos de vida, o objetivo é ter uma longevidade saudável, evitando que a chegada da velhice traga doenças e perda de autonomia e qualidade de vida.

Pois é isso mesmo, a Longevidade Saudável é o envelhecer de forma saudável, com qualidade de vida e longe de doenças e fraquezas que podem aparecer durante o processo de envelhecimento do nosso corpo.

Mas e como tornar isso possível? É muito mais fácil, porém desafiador do que a maioria de nós imagina. É um processo diário e que precisa se tornar objetivo de vida para que possamos colher frutos ricos no futuro.

E quando começar? Pois muito bem: AGORA!

Pratique atividade física

Os benefícios das práticas de atividade física acontecem independentemente do Índice de Massa Corporal (IMC) — no grupo participante, havia pessoas com peso normal, com sobrepeso e obesas. Quanto mais saudável e ativo era o participante, maiores os resultados em longevidade. Pessoas ativas e com o peso adequado ganharam 7,2 anos em relação aos sedentários. É bom lembrar que, por si só, o sedentarismo pode elevar em até uma vez e meia os riscos de doenças coronarianas.

Consuma alimentos naturais

Uma alimentação saudável mantém o organismo equilibrado, aumentando a longevidade. Alguns alimentos e vitaminas têm propriedades que agem diretamente na saúde do corpo e da mente, prolongando a vida.

Tenha uma boa higiene bucal

Ter uma boa saúde bucal está intimamente ligado a uma longevidade saudável. Além de manter um sorriso bonito e evitar doenças orais, como cárie e gengivite, o uso diário de escova e fio dental reduz os riscos de doenças do coração.

Mantenha o cérebro ativo

Exercitar o cérebro traz resultados diretos na longevidade, evitando doenças degenerativas como o Alzheimer e mantendo a mente sã. Jogos de quebra-cabeça, como o tetris, e atividades estimulantes, como palavras-cruzadas e jogos de tabuleiro, ajudam a elevar a capacidade cerebral e a retardar a degeneração natural dos neurônios, reduzindo os riscos de demência.

Faça sexo

Manter uma vida sexualmente ativa pode elevar de dois a cinco anos a expectativa de vida. Durante o ato sexual, são liberados hormônios, como a oxitocina, que aliviam o estresse e a tensão, trazendo sensação de bem-estar. A prática também queima, em média, 200 calorias. É importante salientar que o sexo deve ser feito com segurança, usando sempre um preservativo, para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Sorria mais

O riso espontâneo é capaz de reduzir os níveis de substâncias ligadas ao estresse — como o cortisol e a adrenalina — e aumentar a circulação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, sorrir dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea.

Durma bem

Além de dormir entre 7 e 8 horas por noite, sempre que possível, faça a sesta. Há evidências de que os cochilos após as refeições protegem o coração, reduzindo a liberação de hormônios do estresse e melhorando a disposição para realizar as atividades cotidianas.

Dedique-se a atividades que dão prazer

leitura, cinema, pintura, música, viagens, falar bobagens e amar bastante são algumas das coisas que todos devem fazer sem moderação. Ter Hobbies faz bem para nossa autoestima, além de manter nosso corpo e mente sempre ativos e, dessa forma, nos trazer sensação de alegria e prazer.

Mentalize sempre pensamentos positivos

Eduque o seu cérebro para deixar-se penetrar apenas por coisas boas. Pensamentos positivos tem sim o poder de nos aproximar de coisas e pessoas positivas, o que, certamente tornará nossa vida menos estressante e mais estável emocionalmente.

Perdoe

Não guarde mágoas dentro de si, pois apesar de qualquer coisa que tenha lhe ferido, mágoas só prejudicam quem as sente, então, vale a pena passar a limpo suas escolhas e deixar para trás coisas que não te ajudam a evoluir.

PLAY!

Comece hoje mesmo a ser dono da sua Longevidade Saudável. Caso não queira começar sozinho ou precise de uma ajuda, existem profissionais especializados nessa área, que poderão tornar esse caminho mais fácil e eficaz.

E o mais especial é que os resultados vão render anos a mais para sua vida!